Em primeiro lugar, quem somos?

Introdução

Olá! Somos a Vacaciones eDreams S.L., conhecida por ti pelo nome de marca desta Plataforma. Quando o presente Aviso sobre privacidade mencionar "nós" ou "nosso(a)", refere-se à Vacaciones eDreams, S.L. na capacidade de Responsável pelo Tratamento de Dados.

As nossas promessas em termos de privacidade:

  • Valorizamos a tua privacidade e a segurança dos teus dados
  • Utilizamos dados para te proporcionar a melhor experiência de viagem connosco
  • Tu controlas os teus dados
  • Várias plataformas, um Aviso sobre privacidade

Vacaciones eDreams, S.L. é uma empresa sediada em Espanha, com o número de identificação fiscal ESB61965778. Podes contactar-nos através do nosso Formulário de privacidade para esclareceres qualquer questão sobre proteção de dados.

Obrigado por utilizares as nossas Plataformas. A tua confiança é o valor que consideramos mais importante. É por isso que, neste "Aviso sobre privacidade", te vamos mostrar as nossas responsabilidades em termos de privacidade e proteção dos teus dados. A única coisa que tens de fazer é lê-lo e, se tiveres dúvidas relacionadas com este documento, podes entrar em contacto connosco através do nosso Formulário de privacidade .

Depois disto, já podes reservar a tua próxima aventura através dos nossos serviços.


Definições

Preparámos esta secção de definições que te ajudará a compreender melhor este Aviso sobre privacidade:

Decisões automatizadas: decisões baseadas apenas no tratamento automatizado, incluindo a criação de perfis, que produzem efeitos legais relacionados com o indivíduo ou que afetam, de forma semelhante e substancial, o indivíduo (conforme definido no Artigo 22.1.º do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados [RGPD] da UE).

Nota: tal como explicado abaixo, não tomamos decisões automatizadas.


Responsável pelo Tratamento de Dados: qualquer pessoa responsável pela determinação dos fins e meios de tratamento dos teus dados.

Nota: somos o Responsável pelo Tratamento dos teus dados nos termos descritos no presente Aviso sobre privacidade. Se optares por reservar um bilhete através das nossas Plataformas, enviaremos os teus dados a outro Responsável pelo Tratamento de Dados – a operadora ou o fornecedor de outros serviços (por exemplo, parceiros de reservas ou os sistemas de distribuição global), os quais utilizarão novamente os teus dados para fins próprios e com base nos respetivos meios, conforme descrito nos respetivos Avisos sobre privacidade (os quais são publicados nos seus websites). Abaixo encontra-se a descrição geral das categorias de Responsáveis pelo Tratamento de Dados com os quais poderemos partilhar os dados. Em qualquer caso, a divulgação dos teus dados a qualquer fornecedor de serviços será feita de acordo com as leis aplicáveis. Cada Responsável pelo Tratamento de Dados é responsável pelos teus dados e, no caso de um incidente no respetivo âmbito, deve lidar com o problema e responder adequadamente, de acordo com a legislação aplicável.

Subcontratante: um terceiro cuja finalidade é apenas ajudar a alcançar os objetivos determinados pelo Responsável pelo Tratamento de Dados.
Nota: enquanto Responsável pelo Tratamento de Dados, utilizamos muitos serviços de terceiros, aos quais subcontratamos algumas partes das nossas atividades que não desempenhamos por conta própria, por várias razões, tal como a rentabilidade. Um Subcontratante só está autorizado a tratar os teus dados de acordo com as nossas instruções documentadas e em conformidade com a legislação aplicável, pelo que ainda somos responsáveis pelos teus dados e estes não poderão ser tratados para qualquer finalidade incompatível.

Fundamentos Jurídicos: o tratamento dos teus dados apenas será legítimo se, no mínimo, se aplicar um destes fundamentos jurídicos (Artigo 6.º do RGPD).
Nota: para os seis Fundamentos Jurídicos abordadas na lei, iremos basear-nos fundamentalmente no Consentimento, no Contrato, na Obrigação Jurídica ou no Interesse Legítimo. Não obstante, excecionalmente, poderemos basear-nos em Interesses vitais ou em Tarefas públicas. Podes encontrar mais informações abaixo.

Dados pessoais (no presente Aviso sobre privacidade, também referidos como "os teus dados"): quaisquer informações relacionadas com uma pessoa direta ou indiretamente identificada ou identificável como uma pessoa singular.

Plataformas: todos os serviços (websites, aplicações, centro de chamadas, etc.) que facilitam as interações entre ti e nós.

Dados pessoais sensíveis: os dados relacionados com origem racial, grupo étnico, religião, saúde, orientação sexual e dados biométricos constituem categorias especiais de dados (conforme definido no Artigo 9.º do RGPD).
Nota: conforme explicado abaixo, não iremos tratar Dados pessoais sensíveis normalmente.

Países Terceiros: países em que o regime do RGPD não é aplicável. Atualmente, por Países Terceiros, queremos dizer todos os países que se encontram fora do Espaço Económico Europeu (ou seja, fora da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega).


Quem é o Responsável pela proteção dos dados?

Dispomos de um Responsável pela proteção dos dados comum que supervisiona qualquer tratamento realizado no que diz respeito à tua privacidade e à legislação aplicável a qualquer momento.

Podes contactar a equipa do Responsável pela proteção dos dados através do nosso Formulário de privacidade para o exercício de qualquer direito de proteção de dados, para o esclarecimento de dúvidas que possas ter sobre o tratamento dos teus dados e/ou para debateres connosco qualquer questão relativamente à proteção de dados. Tem em atenção que poderemos pedir-te para verificares a tua identidade e o pedido antes de realizarmos qualquer ação relacionada com o teu pedido.

Por que motivo tratamos os teus dados?

O principal motivo é para te oferecer serviços de mediação relacionados com viagens. Isto inclui o seguinte:

Reserva

Durante o processo de compra, pedimos-te apenas os dados necessários para te prestarmos os nossos serviços de mediação para a contratação de produtos de viagem. O processo de reserva pode ser feito em qualquer uma das nossas Plataformas.

Inclui a conclusão de gestão da tua reserva, o envio de comunicações por e-mail, chamadas ou SMS relativas à tua reserva (p. ex., confirmações, alterações ou lembretes), de forma a podermos responder às tuas questões. Tais comunicações podem ser geridas por nós ou pelos nossos parceiros de viagens.

Envidamos todos os esforços para te mostrar os dados de viagem mais relevantes e para te ajudar de forma personalizada com a tua reserva e após a reserva.

Poderemos guardar os teus dados para futuras reservas para facilitar a conclusão de uma reserva connosco.

Tem em atenção que os dados de identificação utilizados serão o teu e-mail que indicaste na reserva ou na conta.


Conta de utilizador

Fundamentos Jurídicos: #Contrato #O teu consentimento #Interesse legítimo
Podes criar uma conta de utilizador nas nossas Plataformas. Utilizamos os teus dados para gerir a tua conta e com o objetivo de te mostrar a reserva de viagem e a experiência pós-reserva mais relevantes, permitindo-te fazer várias coisas úteis, conforme abordado nos Termos e condições gerais

Poderemos guardar os teus dados para futuras reservas, para facilitar a conclusão de uma reserva connosco, e para te reconhecermos quando voltares a visitar as nossas Plataformas, com vista a melhorar a tua experiência de utilizador. Iremos armazenar os teus dados em segurança para efeitos de pagamento, por exemplo, para a taxa de subscrição do eDreams Prime.


Serviços relacionados com viagens

Fundamentos Jurídicos: #Contrato #O teu consentimento #Interesse legítimo

Podemos oferecer-te outros serviços relacionados com viagens com base no nosso papel como agência de viagens.

O presente Aviso sobre privacidade aplica-se ao tratamento de dados com base noutros serviços relacionados com viagens prestados por nós. Durante o processo de contratação, antes de ou ao preencher os dados, iremos informar-te se existir alguma informação específica que deva ser do teu conhecimento além da já abrangida pelo presente Aviso sobre privacidade.


Comunicações

Fundamentos Jurídicos: #Contrato #O teu consentimento #Interesse legítimo
Além das comunicações já mencionadas na subsecção "Reserva", poderemos entrar em contacto contigo através dos diferentes meios por ti indicados e para os seguintes fins:

Para responder a qualquer questão ou pedido teu ou de qualquer fornecedor de viagens e dar-lhe seguimento. Envidamos todos os esforços para manter os nossos melhores níveis de serviço ao cliente e estamos atentos à situação pessoal de cada um dos nossos vários clientes, de forma a personalizar os nossos serviços. Para tentar memorizar a tua pesquisa e para te contactarmos apenas uma vez, caso não tenhas finalizado uma reserva online, pois consideramos que este serviço adicional é vantajoso para ti, permitindo-te prosseguir com uma reserva sem teres de voltar a preencher os detalhes da tua reserva.

Para te informar sobre como nos contactares caso necessites de ajuda enquanto estiveres fora ou outra informação que considerarmos ser útil para planeares ou tirares o máximo partido da tua viagem, informações sobre próximas viagens ou um resumo das reservas anteriores efetuadas connosco.

Poderemos ter de te enviar outras mensagens administrativas, que podem incluir alertas de segurança.

Para te convidar a avaliares a sua experiência connosco ou com o fornecedor de viagens, quando utilizas os nossos serviços ou participas num estudo de mercado connosco. Tem em atenção que os teus comentários podem ficar disponíveis a outros clientes para os ajudar a decidir sobre um produto ou serviço. Caso aceites participar no estudo de mercado, explicaremos os dados recolhidos e a forma como serão utilizados.


Atividades de marketing

Fundamentos Jurídicos: #Interesse legítimo #O teu consentimento

Utilizamos os teus dados para fins de marketing.

Para te enviar notícias regulares sobre produtos e serviços relacionados com viagens. A subscrição de comunicações de marketing por e-mail pode ser facilmente anulada a qualquer momento, clicando na ligação para anular a subscrição incluída em todas as newsletters ou noutras comunicações.

Para gerir qualquer atividade promocional na qual participes. Ao efetuares uma reserva connosco, ficas subscrito às nossas newsletters, a menos que optes pelo contrário antes de confirmares a reserva. De qualquer forma, lembra-te de que poderás anular a subscrição em qualquer momento, em cada comunicação comercial, clicando na ligação para anular a subscrição no rodapé.

Poderemos apresentar-te ofertas personalizadas nas nossas Plataformas, ou em plataformas de terceiros (incluindo redes sociais), e o conteúdo do site apresentado pode ser personalizado. Estas ofertas podem ser reservadas no nosso site, em sites de marcas do grupo ou outras ofertas ou produtos de terceiros que poderão ser do teu interesse.


Gravações de chamadas e registos de chat

Fundamentos Jurídicos: #Interesse legítimo #O teu consentimento



Quando contactares os nossos serviços ao cliente, poderemos tratar chamadas e comunicações online para efeitos de controlo de qualidade, análise, formação do pessoal e litígios.

O nosso pessoal poderá solicitar autenticações para garantir a confidencialidade dos detalhes da tua reserva.

Nem todas as chamadas ou chats são gravados e as gravações são conservadas por um período limitado de tempo e apagadas automaticamente depois disso (exceto se tivermos um interesse legítimo em conservar essas gravações por mais tempo, incluindo investigação de fraude e fins legais).

Tem em atenção que, ao utilizares uma funcionalidade de terceiros, estes terceiros podem atuar como Responsáveis pelo Tratamento de Dados independentes ou como Subcontratantes, em conformidade com o seu respetivo Aviso sobre privacidade.


Melhoria dos nossos serviços ou desenvolvimento de novos serviços

Fundamento Jurídico: #Interesse legítimo Utilizamos dados para fins analíticos.

Isto faz parte dos nossos esforços para melhorar a experiência do utilizador, mas pode igualmente utilizar-se para efeitos de testes, resolução de problemas e para melhorar a funcionalidade e qualidade dos nossos serviços de viagens online. Aqui, o principal objetivo é ajustar as nossas Plataformas online às tuas necessidades, ao tornar o nosso site mais fácil e agradável de utilizar. O nosso objetivo é utilizar dados pseudonimizados ou tornados anónimos para estes fins analíticos.


Promoção de um serviço seguro e de confiança

Fundamentos Jurídicos: #Interesse legítimo #Obrigação Jurídica

Com vista a criar um ambiente fiável para ti, para os teus companheiros de viagem, para os nossos parceiros de negócios e para os nossos fornecedores de viagens, podemos utilizar dados pessoais para detetar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais ou indesejadas, bem como para fins de segurança (por exemplo, autenticação de utilizadores e reservas). Para estes fins, podemos ter de cancelar ou suspender determinadas reservas.

Um exemplo é a nossa política de palavras-chave de cinco tentativas (se introduzires a tua palavra-passe incorretamente mais do que cinco vezes, a tua conta será bloqueada e terás de alterar a tua palavra-passe).

Outro exemplo é o nosso controlo preventivo de roubo de credenciais na Internet (se suspeitarmos que as tuas credenciais possam ter sido comprometidas, iremos igualmente bloquear a tua conta e pedir-te que a reatives com uma nova palavra-passe).

Com estes exemplos, entre outras medidas, protegemos os teus dados e reduzimos o risco de fraude.


Propósitos legais

Fundamentos Jurídicos: #Interesse legítimo #Obrigação Jurídica

Em determinados casos, poderemos ter de usar os teus dados para lidar com litígios e resolvê-los, para investigações regulamentares e por questões de conformidade, para aplicar os nossos Termos e condições gerais ou para respeitar as solicitações legítimas das autoridades.


Em que Fundamento Jurídico nos baseamos?

Os principais Fundamentos Jurídicos normalmente utilizados são #O teu consentimento, #Contrato, #Obrigação Jurídica, #Interesse legítimo

O teu consentimento: deste o teu consentimento para uma utilização específica dos teus dados. Obteremos sempre o teu consentimento para recolher e tratar os teus dados, salvo em caso de aplicação de outro Fundamento Jurídico. Iremos fornecer-te informações transparentes no momento em que o consentimento é obtido. Estas informações serão fornecidas num formato acessível, escrito numa linguagem percetível. Se os dados não forem obtidos diretamente junto de ti, estas informações ser-te-ão fornecidas num prazo razoável após a obtenção dos dados.

Contrato: existe um contrato ou pré-contrato entre ti e nós. Por exemplo, ao reservares uma viagem numa companhia aérea ou uma estadia num hotel connosco, precisamos de dados relevantes para processar a tua reserva.

Obrigação legal: temos uma obrigação legal. Geralmente, os regulamentos contabilísticos e fiscais exigem o armazenamento dos dados necessários para efeitos de conformidade.

Interesse legítimo: é do nosso interesse legítimo e considera-se que não afeta de forma significativa os teus direitos e liberdades.

Outros Fundamentos Jurídicos apenas utilizados excecionalmente: Interesse vital: tu ou um terceiro têm um interesse vital. Geralmente, não trataremos dados com base neste Fundamento Jurídico mas, se o fizermos, informar-te-emos.

Tarefa pública: temos uma tarefa pública a desempenhar. Geralmente, não trataremos dados com base neste Fundamento Jurídico mas, se o fizermos, informar-te-emos.


Não tomamos decisões automatizadas

Não tomamos decisões automatizadas com base em perfis, que ultrapassem o interesse legítimo de prevenção de fraude e a personalização da tua experiência de utilizador, de marketing e de publicidade.

Em qualquer caso, tal decisão automatizada não produzirá efeitos legais nem te afetará significativamente de forma semelhante.

Caso tomemos qualquer decisão automatizada, iremos aplicar todas as medidas adequadas e informar-te.

Que tipos de dados tratamos?

Existem diferentes origens de onde os dados podem ser maioritariamente provenientes Dados que nos forneces e Dados que recolhemos a teu respeito. Seguem-se categorias de dados relacionados com uma pessoa (as categorias não são exclusivas, os dados podem transcender várias categorias):

Dados de identificação e contacto

Dados que nos fornecesDados utilizados para te identificar como pessoa singular e/ou dados que utilizamos para te contactar.

Por exemplo, o teu nome, apelido, sexo, nacionalidade, endereço de faturação, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone

Tem em atenção que o teu e-mail será a tua identificação. Poderemos associar os teus dados com base no teu e-mail.


Dados de conta e definições

Dados que nos forneces Dados gerados durante a utilização da tua conta.

Por exemplo, e-mail e palavra-passe (nunca armazenamos as palavras-passe de forma não encriptada), alertas de preços, histórico de pesquisas, definições específicas, escolhas preferidas e outros detalhes guardados na tua conta. Isto também se aplica se tiveres uma conta eDreams Prime.


Dados de pagamento

Dados que nos forneces para executarmos o pagamento.

Geralmente, isto significa os detalhes do cartão de pagamento. Por exemplo, o número do cartão de crédito, o nome do titular do cartão e a data de validade (nunca armazenamos os dados do cartão de crédito de forma não encriptada).


Dados relacionados com viagens

Dados que nos forneces durante o processo de reserva, tudo o que escolheres no formulário do pedido e o que mais tarde alterares ou comprares em acréscimo ao pedido original.

Por exemplo, número e data de validade do documento de identificação e/ou passaporte, dados de contacto, preferências de viagem, cartões de embarque ou e-Tickets.

Tem em atenção que, no caso de forneceres dados de companheiros de viagem, deves ter obtido previamente o consentimento das outras pessoas antes de nos forneceres os respetivos dados e preferências de viagem, pois qualquer acesso para ver ou alterar tais dados apenas estará disponível através da tua conta ou e-mail.


Dados de comunicações

Dados que nos forneces Dados que recolhemos a teu respeito Os dados de todas as comunicações de texto e voz trocadas entre ti e nós em relação aos teus pedidos.

Por exemplo, casos de apoio ao cliente, metadados e notas gerados pelos nossos sistemas e agentes.


Dados de navegação e do dispositivo

Dados que recolhemos a teu respeitoDados que podemos recolher automaticamente do teu dispositivo quando visitares as nossas Plataformas.

Por exemplo, endereço de IP, tipo de navegador, fornecedor de serviços de Internet, localização geográfica, informações técnicas sobre o dispositivo, páginas visitadas e cliques em ligações, tempo e duração do pedido e da visita, método utilizado para enviar o pedido para o servidor.

Tem em consideração que podemos associar estes dados à tua conta.

Alguns destes dados podem ser recolhidos utilizando diferentes tipos de cookies ou tecnologias semelhantes. Para mais informações, consulta o nosso Aviso sobre cookies.


Por que razão não tratamos dados pessoais sensíveis?

Esforçamo-nos por limitar as circunstâncias em que recolhemos e tratamos dados pessoais sensíveis. Pedimos que evites fornecer-nos dados pessoais sensíveis, salvo seja estritamente necessário e especificamente solicitado.

Um exemplo para o qual poderemos recolher e tratar esses dados seria a existência de circunstâncias excecionais, como uma emergência sanitária, onde te poderemos oferecer a possibilidade de nos forneceres quaisquer dados relevantes para os partilhar com a companhia aérea correspondente reservada, por exemplo, para facilitar o processo de check-in ou devido a motivos obrigatórios.

Em qualquer caso, serão implementadas as medidas de segurança adequadas correspondentes para proteger os teus dados pessoais sensíveis de acordo com o presente Aviso sobre privacidade.

Além disso, podes pedir-nos para informarmos a companhia aérea, o hotel, etc. sobre um serviço especial (como um menu ou um quarto adaptado) que não constitua, por si só, dados pessoais sensíveis, mas que pode implicar ou sugerir dados sobre a tua religião, saúde ou outros dados relacionados. Em qualquer caso, não será obrigatório facultar esta informação em nenhum dos nossos canais de reserva, pelo que és livre de a facultar ou não.


O que acontece com os dados pertencentes a crianças?

Os nossos serviços não se destinam a menores de idade, conforme descrito nos nossos Termos e condições gerais.

Os menores de idade só podem utilizar o serviço com o envolvimento e aprovação de um pai ou tutor legal. Os casos limitados em que poderemos precisar de recolher dados seriam como parte de uma reserva, a compra de outros serviços relacionados com viagens ou noutras circunstâncias excecionais (como funcionalidades destinadas a famílias).

Se tomarmos conhecimento de que tratamos os dados de uma criança sem o consentimento válido de um pai ou encarregado de educação, iremos eliminá-los.


Dados que recolhemos de terceiros

Obtemos legalmente dados sobre ti junto de parceiros de negócios e de outras fontes independentes.

Por exemplo, dados de contacto, como e-mail, dados de compras ou dados demográficos.

Quem serão os destinatários dos teus dados?

Poderemos ter de partilhar os teus dados com terceiros que possam agir normalmente como Responsável pelo Tratamento de Dados ou Subcontratante, consoante as circunstâncias (ou seja, de acordo com os objetivos e tipo de dados tratados, da sua relação contigo e connosco, das suas responsabilidades ao abrigo da lei, etc.). Selecionámos abaixo as principais categorias.

Fornecedores de serviços

Para te fornecer os nossos serviços, temos de partilhar os teus dados com terceiros. Iremos definir e regular a transferência ou o tratamento de dados contratualmente, quando exigido por lei, com as medidas de segurança adequadas.

  • Fornecedor de serviços de viagens com que efetuaste a reserva Responsável pelo Tratamento de Dados , (por exemplo, companhias aéreas ou operadoras, hotéis, empresas de aluguer de viaturas, seguros de viagens, fornecedores de serviços de gestão de reclamações, parceiros de negócios de viagens, etc.). Na nossa Plataforma, poderão existir serviços fornecidos total ou parcialmente pelos nossos parceiros de negócios de viagens. Os Avisos sobre privacidade dos parceiros de negócios de viagens serão aplicáveis e, nesse caso, encontrarás uma ligação para estes no canal de reserva. Outros prestadores de serviços de viagens necessários ou que fornecem um valor acrescentado para o desempenho dos nossos serviços Responsável pelo Tratamento de Dados Subcontratante, (por exemplo, os sistemas de distribuição global ou sistemas informatizados de reserva, agentes de reserva e de bilhetes, operadores turísticos, meta pesquisadores de viagens, etc.). Permitem oferecer-te os nossos serviços e ajudam-nos a envidar todos os esforços para ter as melhores alternativas ao melhor preço.
  • Ferramentas de apoio e assistência ao cliente Subcontratante, (por exemplo, ferramentas de comunicação com o cliente, agentes de centro de chamadas, etc.). Trabalhamos com fornecedores e ferramentas de apoio ao cliente para responder aos nossos pedidos e gerir as comunicações contigo, se necessário.
  • Serviços de pagamento e fraude Responsável pelo Tratamento de Dados , (por exemplo, processadores de pagamentos, bancos, serviços de prevenção de fraude e gestão de estornos, etc.). Quando efetuas um pagamento na nossa Plataforma (tal como em qualquer outra), é necessário ocorrer uma longa cadeia de operações técnicas antes de o pedido de pagamento ser aceite pelo teu banco e de nos ser comunicado. Utilizamos fornecedores de serviços para detetar riscos de fraude.
  • Serviços de proteção de informação Subcontratante, Trabalhamos com serviços de proteção de informação para proteger os teus dados.
  • Fornecedores de infraestruturas de TI Subcontratante, (por exemplo fornecedores de serviços de alojamento). Estes ajudam-nos a disponibilizar-te uma Plataforma segura.
  • Engenheiros e soluções de software Subcontratante. Os engenheiros e as soluções de software ajudam-nos a trabalhar diariamente e a continuar a melhorar os nossos serviços.
  • Fornecedores de serviços analíticos #Subcontratante. Fornecem-nos os dados necessários para compreender a utilização que ocorre na nossa Plataforma, para ver se existem erros ou para decidir como podemos melhorar os nossos serviços.
  • Soluções de marketing e de gestão de relações com o cliente Responsável pelo Tratamento de Dados Subcontratante, Permitem-nos gerir comunicações comerciais personalizadas. Alguns também nos ajudam a apresentar anúncios personalizados na Internet..
  • Plataformas de redes sociais Responsável pelo Tratamento de Dados. Quando inicias sessão nas redes sociais, quando clicas num botão "Gosto" de uma rede social integrado nas nossas Plataformas através de plug-ins, ou quando utilizas os serviços de redes sociais para interagir connosco, os teus dados podem ser partilhados entre nós e os fornecedores de redes sociais (por exemplo, os teus nomes de utilizador, endereço de e-mail, fotos de perfil, contactos, etc.).
  • Ferramentas e serviços financeiros, administrativos e legais Responsável pelo Tratamento de Dados Subcontratante, (por exemplo, sistemas contabilísticos, fornecedores de serviços legais, agências de cobranças, seguros empresariais, etc.).


As empresas do nosso grupo

Partilhamos os teus dados com outras empresas do grupo para fins internos relacionados com a centralização de gestão.

Em específico, centralizamos o tratamento dos teus dados através da subsidiária espanhola eDreams International Network, SLU, atuando como um Responsável pelo Tratamento de Dados, conjunto e entidade principal para fins de proteção de dados.

O nosso grupo de empresas tem uma Política de Privacidade comum de aplicação geral para garantir que qualquer tratamento de dados efetuado no nosso grupo é realizado sob o mesmo nível de requisitos de segurança e que estes serão tratados exclusivamente para os mesmos fins para os quais foram recolhidos, de acordo com a legislação aplicável.


Autoridades competentes

Poderemos divulgar os teus dados a autoridades, desde que exigido por lei ou estritamente necessário para a prevenção, deteção ou repressão de atos criminosos e fraude ou se formos legalmente obrigados a tal, agindo como #Responsável pelo Tratamento de Dados.

Adicionalmente, poderemos ter de divulgar os teus dados às autoridades competentes para proteger e defender os nossos direitos ou propriedades, ou os direitos e propriedades de terceiros.


Outros

(informámos-te de forma transparente e temos o teu consentimento para procedermos à divulgação, quando aplicável).

Estes destinatários poderão estar fora do EEE, o que implica transferências internacionais de dados.

Para obteres mais informações sobre esta questão, consulta a secção seguinte.

Como protegemos os teus dados?

Medidas de segurança

Embora nenhum serviço online possa garantir uma proteção absoluta, concebemos os nossos sistemas e dispositivos tendo em conta a tua segurança e privacidade. Trabalhamos para implementar medidas técnicas e organizacionais adequadas para garantir um nível de segurança adequado ao risco, incluindo, por exemplo, as seguintes.

  • Aplicamos pseudonimização e encriptação de dados pessoais, quando adequado. Por exemplo, ao lidar com dados de pagamento, respeitamos as Normas de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS) ou, quando usamos as nossas Plataformas online, os teus dados são enviados por meio de uma ligação segura usando Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS), o qual encripta os teus dados através da Internet, evitando que alguém roube as tuas informações transferidas.
  • Trabalhamos para fornecer confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência dos sistemas e serviços de tratamento. Temos medidas de segurança físicas, eletrónicas e processuais em vigor relativamente à recolha, armazenamento e divulgação dos teus dados. Os nossos procedimentos de segurança significam que te poderemos pedir que verifiques a tua identidade antes de te fornecer informações confidenciais, e as nossas Plataformas oferecem funcionalidades de segurança que protegem contra o acesso não autorizado e a perda de dados.
  • Envidamos esforços para restaurar a disponibilidade e o acesso aos dados pessoais, de forma atempada, em caso de incidente físico ou técnico.
  • Implementamos um processo para testar, avaliar e medir regularmente a eficácia das medidas técnicas e organizacionais para garantir a segurança do tratamento.


Procedimentos de retenção

Iremos conservar os teus dados enquanto forem necessários para te permitir utilizares os nossos serviços, para te fornecermos os nossos serviços, para cumprir a legislação aplicável, para resolver litígios com outras partes e para conduzirmos a nossa atividade (incluindo para detetar e prevenir fraude ou outras atividades ilegais). Todos os teus dados conservados estarão sujeitos a este Aviso sobre privacidade.

Geralmente, tratamos os teus dados durante um período máximo de cinco anos, desde a tua última viagem ou desde o fim de qualquer outra ação relacionada com a mesma ou desde que efetuaste a última ação com sessão iniciada na tua conta para os fins descritos acima.

Poderão aplicar-se outros prazos específicos, como um prazo máximo de três anos para efeitos contabilísticos relativamente a interações relacionadas com proteção de dados, ou um prazo máximo de dez anos para efeitos fiscais e de contabilidade.

Se nos forneceres o teu endereço de e-mail de contacto, e se não conseguires concluir a sua reserva, só iremos conservar o teu endereço de e-mail temporariamente e, em qualquer caso, por um período máximo de sete dias para facilitar a tua reserva, caso ainda estejas interessado.

Para efeitos de ofertas personalizadas, receberás periodicamente ofertas por e-mail e, em cada e-mail, haverá uma forma clara e fácil de anular a subscrição e, por conseguinte, de te opores a este tipo de tratamento. Iremos conservar e utilizar os teus dados para este fim até anulares a subscrição.

Relativamente à duração de cookies, consulta o Aviso sobre cookies.


Transferências internacionais de dados

Os nossos servidores encontram-se na União Europeia. No entanto, para facilitar as nossas operações globais (ou seja, por meio de fornecedores de serviços), a transmissão dos teus dados aos destinatários acima descritos pode incluir transferências dos teus dados para Países Terceiros cuja legislação sobre proteção de dados não é tão extensa como a dos países dentro da União Europeia.

Nas transferências para destinatários noutros países, dependemos da decisão de um nível adequado de proteção, de salvaguardas adequadas ou da exceção de necessidade de contrato (prévio) ou de qualquer outra salvaguarda que possa ser aplicada ao longo do tempo.

Qualquer fornecedor de serviços (como uma companhia aérea) que atue como Responsável pelo Tratamento de Dados tratará os teus dados de acordo com o seu próprio Aviso sobre privacidade e será totalmente responsável pelo tratamento dos teus dados.

A divulgação dos teus dados será efetuada, quando aplicável, em conformidade com as leis aplicáveis e com as salvaguardas adequadas (em particular, as cláusulas contratuais-tipo elaboradas pela Comissão Europeia) implementadas para garantir um nível adequado de proteção da privacidade e dos direitos fundamentais das pessoas.


A que esforços adicionais podes facilmente recorrer para proteger os teus dados?

Envidamos todos os esforços para cuidar e proteger os teus dados quando os partilhas connosco. Abaixo podes encontrar algumas recomendações sobre como conservares os teus dados em segurança do teu lado.

Não partilhes a tua ID de reserva

Ao efetuares uma reserva, receberás uma ID de reserva. Esta referência será incluída no e-mail de confirmação da reserva.

Mantém sempre a tua ID de reserva confidencial. Se a partilhares com terceiros, estes poderão aceder aos teus dados. Se viajares com outras pessoas e não quiseres que tenham acesso aos teus dados de reserva, poderá ser aconselhável efetuares a sua reserva em separado. Por exemplo, recomendamos que não partilhes estes dados nem outros relacionados com a tua viagem nas redes sociais.

Não partilhes os dados da tua conta com ninguém e utiliza uma palavra-passe única e segura.

Para garantir que o acesso à tua conta nas nossas Plataformas é seguro, não partilhes os teus dados de início de sessão com ninguém.

Quando concluíres a utilização das nossas Plataformas, certifica-te de que terminas a tua sessão, caso o teu dispositivo possa vir a ser utilizado por outra pessoa. Evita estabelecer a ligação com a tua conta através de dispositivos ou redes não fidedignos, tais como em hotéis, bibliotecas ou cibercafés. Se o fizeres, não te esqueças de terminar sessão quando tiveres concluído as tuas operações.

É importante que te protejas contra o acesso não autorizado de terceiros à tua palavra-passe e aos teus dispositivos. Recomendamos que utilizes uma palavra-passe segura e única para a tua conta, que não utilizes para outras contas online, e que a renoves num período de tempo razoável, como uma vez por ano. Os utilizadores maliciosos podem tentar estabelecer ligação à tua conta utilizando credenciais roubadas de outros serviços (não relacionados connosco). Obviamente, recomendamos que adotes a mesma abordagem para a tua conta de e-mail, usando credenciais seguras e únicas (visto ser o nosso ponto de contacto seguro para te enviar "ligações para reposição de palavras-passe").

Tem cuidado e protege-te contra fraudes online e "phishing"

Verifica sempre o remetente dos e-mails e as ligações ou documentos anexados aos mesmos. Caso desconfies ou tenhas dúvidas, não abras os anexos nem cliques nas ligações.

Existe um tipo abrangente de prática de fraude na Internet, conhecido como "phishing", destinado a obter ilegalmente os teus dados por burla ou através da instalação de malware no teu dispositivo, roubando as tuas credenciais guardadas.

"Phishing" são e-mails não solicitados que te levam a inserir ou confirmar as tuas palavras-passe ou detalhes bancários num website falso ou clonado. Além disso, tentam fazer com que transfiras documentos com malware, ou instales software malicioso no teu computador, o qual será usado para roubar as tuas informações, como as suas credenciais.

Estes defraudadores fingem ser alguém da tua confiança, uma boa oportunidade, alguém que necessita de uma ação urgente da tua parte, etc.

Tem em atenção que não entraremos em contacto contigo, nem te solicitaremos dados ou quaisquer ações através da aplicação WhatsApp. Se alguém te contactar através da aplicação WhatsApp ou de um sistema de comunicação semelhante fazendo-se passar por nós, não confies nessa pessoa, bloqueia o número e considera comunicar a situação à polícia.  

Utiliza apenas software original

Poderás querer transferir as nossas aplicações a partir de mercados alternativos. As aplicações nesses mercados não são carregadas por nós, pelo que podem conter malware utilizado para roubar as tuas credenciais.

Utiliza apenas as aplicações oficiais do Google Play ou da Apple App Store.

Como podes controlar os teus dados?

Queremos que controles a forma como os teus dados são utilizados por nós. Podes fazê-lo de diferentes formas:

Gerir os dados da tua conta

Podes aceder a e atualizar alguns dos teus dados através das definições da tua conta ou através do apoio ao cliente.


Exercício dos teus direitos de proteção de dados

Corrige os teus dados

Tens o direito de nos pedir para corrigir dados imprecisos ou incompletos sobre ti (e que não consegues atualizar nas definições da tua conta ou através do apoio ao cliente).

Aceder a ou transferir os teus dados

Podes solicitar informações relativamente aos teus dados e cópias desses dados.

Tens igualmente direito a solicitar cópias dos dados que nos tenhas fornecido num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, sempre que tecnicamente viável.

Apagar ou bloquear os teus dados

Podes solicitar o apagamento dos teus dados. É possível que não os possamos apagar, devido ao facto de poder ser possível o tratamento dos dados para a execução do contrato entre ti e nós, para os nossos próprios interesses comerciais legítimos (ou seja, prevenção de fraudes, melhoria de segurança) ou para respeitarmos as nossas obrigações legais (ou seja, comunicações legais, obrigações de auditoria). Em qualquer caso, procederemos ao respetivo apagamento quando possível. Uma vez que protegemos os nossos serviços da destruição e perda acidental ou maliciosa, as cópias residuais dos teus dados podem não ser apagadas dos nossos sistemas de cópia de segurança por um período limitado de tempo (no prazo de uma semana).

Oposição ou restrição da utilização dos teus dados

Podes pedir-nos para não tratarmos os teus dados para determinados fins específicos (incluindo a definição de perfis) quando este tratamento tiver por base o interesse legítimo, como para efeitos de marketing direto. Caso te oponhas a tal tratamento, não poderemos continuar a tratar os teus dados para estes fins, exceto se provarmos razões legítimas e imperiosas para continuar este tratamento ou se o tratamento for necessário para o exercício ou defesa num processo judicial.

Retirar o teu consentimento

Se estivermos a tratar os teus dados com base no teu consentimento, podes retirá-lo a qualquer momento, especificando qual o consentimento que estás a retirar. Tem em atenção que a retirada do teu consentimento não compromete a licitude de qualquer atividade de tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

Exerce os teus direitos através do nossoFormulário de privacidade.

Podes igualmente contactar a Autoridade Espanhola de Proteção de Dados ou qualquer outra autoridade de controlo aplicável.

Disposições regionais específicas

Consoante os regulamentos locais aplicáveis, poderemos facultar informações adicionais. Confirma, se aplicável.

Reino Unido

O nosso representante no Reino Unido é a Opodo Limited, com o número de identificação fiscal 766445988.

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Estados Unidos

Consoante o teu estado de residência, podem aplicar-se leis diferentes (como na Califórnia ou na Virgínia).

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Permitimos a recolha dos teus dados, através das nossas Plataformas, por terceiros, bem como a respetiva partilha para os fins comerciais descritos no presente Aviso sobre privacidade (incluindo, sem cariz limitativo, publicidade e marketing nas nossas Plataformas e noutros locais, com base nas atividades online dos utilizadores, ao longo do tempo, e nas nossas Plataformas, serviços e dispositivos). Lembra-te de que podes bloquear determinados cookies, para esses efeitos, conforme descrito no nosso Aviso sobre cookies.

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Poderemos alterar este Aviso sobre privacidade regularmente para garantir que está atualizado. Não hesites em visitar esta página regularmente para estares sempre atualizado. Na parte inferior desta página, iremos indicar a data em que as revisões mais recentes a este Aviso de privacidade foram efetuadas, e quaisquer revisões entrarão em vigor após a publicação.

Última atualização: dezembro de 2021

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