Obrigado por utilizar o nosso website. A sua confiança é importante para nós e estamos empenhados em proteger a privacidade e segurança das suas informações pessoais.
Este documento descreve como utilizamos e tratamos os seus dados pessoais, de forma compreensível e transparente. Para além disso, indica como nos pode contactar caso tenha questões sobre os seus dados pessoais, que teremos todo o gosto em responder.
Caso já tenha utilizado os nossos serviços anteriormente, sabe que oferecemos serviços online relacionados com viagens através dos nossos próprios websites e app, bem como através de outras plataformas online, como websites de parceiros e redes sociais. Todas as informações seguintes aplicam-se a todas estas plataformas. Várias plataformas, uma Política de Privacidade.
Esta Política de Privacidade aplica-se a qualquer tipo de informação recolhida através destas plataformas ou por outros meios ligados a estas plataformas (p. ex., ao contactar a nossa equipa de apoio ao cliente por e-mail ou telefone).
Poderemos alterar a Política de Privacidade pontualmente. Não hesite em visitar esta página regularmente para estar sempre atualizado. Na parte inferior desta página, iremos indicar a data em que as revisões mais recentes a esta Política de Privacidade foram efetuadas, e quaisquer revisões entrarão em vigor após a publicação.
Se concordar com a nossa Política de Privacidade, estará pronto para reservar a sua próxima viagem connosco.
Sempre que esta política fizer referência a "nós", "nos" ou "nosso(a)", refere-se à Vacaciones eDreams, SL, uma empresa sedeada em Espanha, com o Número de IVA B-61965778 e com sede social em Calle Conde de Peñalver, 5, - 1º Ext. Izq., 28006, Madrid, Espanha que é responsável pelas suas informações em conformidade com esta Política de Privacidade (o "Responsável pelo Tratamento").
Partilhamos os seus dados pessoais com outras empresas do grupo para fins internos relacionados com a centralização de gestão. Em particular, centralizamos o tratamento dos dados pessoais através da subsidiária espanhola eDreams International Network, SL, que atua como corresponsável pelo tratamento e centro principal para questões relacionadas com proteção de dados, e possui políticas internas adequadas para garantir que qualquer tratamento de dados efetuado pelas empresas do grupo é levado a cabo de acordo com os requisitos de segurança mais rigorosos e que o tratamento se destina exclusivamente para os fins pelos quais os dados foram recolhidos, em conformidade com as leis aplicáveis.
Os Responsáveis pelo Tratamento do grupo de empresas possuem um Encarregado da Proteção de Dados comum que supervisiona qualquer tratamento levado a cabo no que diz respeito à sua privacidade e à legislação aplicável a qualquer momento.
O Encarregado da Proteção de Dados está disponível para responder a todas as suas questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais e com o exercício dos seus direitos.
Clique aqui para exercer qualquer direito de proteção de dados ou contactar o Encarregado da Proteção de Dados sobre qualquer questão de proteção de dados que gostasse de discutir. Tenha em atenção que podemos pedir-lhe para verificar a sua identidade e o pedido antes de tomar qualquer ação relacionada com o seu pedido.
I. Reserva. Durante o processo de compra, pedimos-lhe apenas os dados pessoais necessários para lhe prestarmos os nossos serviços de mediação para contratar produtos de viagem. Inclui a conclusão de gestão da sua reserva, o envio de comunicações por e-mail, chamadas ou SMS relativas à sua reserva (p. ex., confirmações, alterações ou lembretes), de forma a podermos responder às suas questões. Tais comunicações podem ser geridas por nós ou pelos nossos parceiros de viagens. O processo de reserva pode ser efetuado no nosso website, na nossa app, no nosso apoio ao cliente, etc. Desenvolvemos esforços para lhe apresentar as informações de viagem mais relevantes e para o ajudar de forma personalizada na reserva e pós-reserva.
Tenha em atenção que os dados de identificação utilizados serão o seu e-mail que indicou na reserva/conta.
Fundamento jurídico: este tratamento é necessário para a execução do contrato (p. ex., para concluir e gerir a sua reserva).
II. Conta de utilizador. Os nossos utilizadores podem criar uma conta de utilizador nos nossos websites ou apps. Utilizamos essa informação fornecida por si para gerir a sua conta e para lhe proporcionar a melhor experiência de reserva e pós-reserva da sua viagem, permitindo-lhe levar a cabo várias ações bastante úteis. Para mais informações sobre os nossos serviços, visite os nossos Termos e Condições Gerais.
Fundamento jurídico: este tratamento é necessário para a execução do contrato (p. ex., para gerir a sua conta e oferecer-lhe um serviço mais personalizado).
III. Outros serviços. Podemos oferecer-lhe outros serviços relacionados com viagens com base no nosso papel como agência de viagens. Esta Política de Privacidade aplica-se ao tratamento de dados com base noutros serviços relacionados com viagens. Durante o processo de contratação, antes ou ao preencher os dados, iremos informá-lo se existir alguma informação específica que deva ser do seu conhecimento para além da já abrangida por esta Política de Privacidade.
Fundamento jurídico: este tratamento é necessário para a execução do contrato, para lhe prestarmos os nossos serviços ou consentimento.
IV. Envio de comunicações. Podem existir vários motivos para os diferentes tipos de comunicações por nós efetuadas com vista a contactá-lo:
a. Para responder a qualquer questão ou pedido seu ou de qualquer fornecedor de viagens e dar-lhe seguimento.
b. Para o contactar pessoalmente e para o ajudar a concluir a sua reserva, se ainda estiver interessado e caso ainda não o tenha feito online (uma vez que acreditamos que este serviço adicional o beneficia, pois permite-lhe prosseguir com a reserva sem ter de preencher novamente os detalhes da mesma). Mantemo-los igualmente para o reconhecer sempre que visitar o nosso website, de forma a melhorar a sua experiência de utilizador.
c. Para o convidar a avaliar a sua experiência connosco ou com o fornecedor de viagens, quando utiliza os nossos serviços. Tenha em atenção que os seus comentários podem ficar disponíveis a outros clientes para os ajudar a decidir sobre um produto ou serviço.
d. Para o informar sobre como nos contactar caso necessite de ajuda enquanto estiver fora ou outra informação que considerarmos ser útil para planear ou tirar o máximo partido da sua viagem, informações sobre próximas viagens ou um resumo das reservas anteriores efetuadas connosco.
e. Poderemos ter de lhe enviar outras mensagens administrativas, que podem incluir alertas de segurança.
Fundamento jurídico: este tratamento pode basear-se na necessidade de executar o contrato, no nosso interesse comercial legítimo para lhe prestarmos os nossos serviços, ou no seu consentimento.
V. Atividades de comercialização. Utilizamos as suas informações para fins de marketing, como por exemplo:
a. Para lhe enviar regularmente notícias sobre produtos e serviços relacionados com viagens. A subscrição de comunicações de marketing por e-mail pode ser facilmente anulada a qualquer momento, clicando na ligação para anular a subscrição incluída em todas as newsletter ou noutras comunicações.
b. Para lhe apresentar ofertas personalizadas no nosso website, app ou em plataformas de terceiros (incluindo redes sociais) e o conteúdo do site apresentado pode ser personalizado. Estas ofertas podem ser reservadas no nosso site, em sites de marcas do grupo ou outras ofertas ou produtos de terceiros que poderão ser do seu interesse.
c. Para gerir qualquer atividade promocional na qual participe.
Ao efetuar uma reserva connosco, fica subscrito às nossas newsletters, a menos que opte pelo contrário antes de confirmar a reserva. De qualquer forma, pode sempre anular a subscrição a qualquer momento.
Fundamento jurídico: este tratamento baseia-se no nosso interesse comercial legítimo para lhe prestarmos os nossos serviços ou no seu consentimento.
VI. Sondagens de opinião e inquéritos de clientes. Poderá ser convidado a avaliar uma viagem reservada connosco ou a participar num estudo de mercado. Neste último caso, iremos explicar quais os dados pessoais recolhidos e sobre como serão utilizados posteriormente.
Fundamento jurídico: este tratamento baseia-se no nosso interesse comercial legítimo para melhorar os nossos serviços ou no seu consentimento.
VII. Monitorização de chamadas e chat. Caso seja contactado pelo nosso apoio ao cliente, os nossos agentes podem pedir autenticações, com a garantia de que os detalhes da sua reserva permanecem confidenciais. Nem todas as chamadas ou chats são gravados e as gravações são mantidas por um período limitado de tempo e apagadas automaticamente depois disso (exceto se tivermos um interesse legítimo em manter essas gravações por mais tempo, incluindo investigação de fraude e fins legais).
Fundamento jurídico: Basicamente, este tratamento baseia-se no nosso interesse comercial legítimo para melhorar os nossos serviços (p. ex., para controlo de qualidade ou para efeitos de formação), no seu consentimento ou em caso de litígios.
VIII. Melhoria dos nossos serviços ou desenvolvimento de novos serviços. Utilizamos igualmente os dados pessoais para fins analíticos. Isto faz parte dos nossos esforços para melhorar a experiência do utilizador, mas pode igualmente utilizar-se para efeitos de testes, resolução de problemas e para melhorar a funcionalidade e qualidade dos nossos serviços de viagens online. Aqui, o principal objetivo é ajustar a nossa plataforma online às suas necessidades, ao tornar o nosso site mais fácil e agradável de utilizar. O nosso objetivo é utilizar dados pseudonimizados ou tornados anónimos para estes fins analíticos.
Fundamento jurídico: este tratamento baseia-se no nosso interesse comercial legítimo para melhorar os nossos serviços.
IX. Promoção de um serviço seguro e fiável. Com vista a criar um ambiente fiável para si, para os seus companheiros de viagem, para os nossos parceiros de negócio e para os nossos fornecedores de viagens, podemos utilizar dados pessoais para detetar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais ou indesejadas, bem como para fins de segurança (p. ex., autenticação de utilizadores e reservas). Para estes fins, podemos ter de cancelar ou suspender determinadas reservas.
Um exemplo é a nossa política de palavras-chave de cinco tentativas (se introduzir a sua palavra-passe incorretamente mais do que cinco vezes, a sua conta será bloqueada, e terá de alterar a sua palavra-passe).
Outro exemplo é o nosso controlo preventivo de roubo de credenciais na Internet (se suspeitarmos que as suas credenciais podem ter sido comprometidas, iremos igualmente bloquear a sua conta e pedir-lhe que a reative com uma nova palavra-passe).
Com estes exemplos, entre outras medidas, protegemos os seus dados e reduzimos o risco de fraude.
Fundamento jurídico: este tratamento baseia-se no nosso interesse comercial legítimo para evitar fraudes. Podem igualmente aplicar-se obrigações legais.
X. Fins legais. Por fim, em alguns casos, podemos ter de utilizar as suas informações em caso de litígios, para investigações em questões regulamentares e de conformidade, para executar os nossos Termos ou para cumprir pedidos legais de agentes da autoridade.
Fundamento jurídico: Este tratamento assenta no cumprimento de uma obrigação legal.
Não tomamos decisões automatizadas com base em perfis que ultrapassem a prevenção legítima de fraude na Internet e a personalização da sua experiência de utilizador, de marketing e de publicidade. Neste caso, uma decisão automatizada não terá efeitos legais nem o irá afetar significativamente do mesmo modo.
Os dados pessoais que recolhemos acerca de si fazem parte das seguintes categorias:
I. Informações fornecidas por si.
a. Dados pessoais e de contacto (p. ex., nome completo, endereço de e-mail, número de telefone, data de nascimento, etc.) para efetuar a reserva, registar uma conta connosco, fornecer serviços e informações, subscrever as nossas comunicações de marketing e/ou enviar-nos questões. Tenha em atenção que o seu e-mail será a sua identificação. Poderemos associar as suas informações com base no seu e-mail.
b. Dados para faturação (p. ex., número do cartão de crédito, nome do titular do cartão e data de validade) para efetuar um pagamento.
c. Dados de segurança (p. ex., palavra-passe) ao criar uma conta connosco.
d. Dados dos companheiros de viagem (p. ex., informações pessoais, preferências de viagem, etc.) ao efetuar uma reserva, ao criar uma conta, etc. De qualquer forma, deve ter obtido previamente a autorização das outras pessoas antes de nos fornecer as suas informações pessoais e preferências de viagem, uma vez que qualquer acesso para visualizar ou alterar as suas informações só será possível através da sua conta ou e-mail.
e. Outras informações (p. ex., preferências de marketing de viagens, informações adicionais fornecidas num inquérito, num concurso ou por chat, por e-mail ou por telefone, etc.).
II. Informações que recolhemos automaticamente a partir da sua utilização dos nossos serviços.
a. Informações a partir do seu dispositivo (p. ex., endereço de IP, tipo de browser, fornecedor de serviços de Internet, localização geográfica, informações técnicas sobre o dispositivo, tempo e duração do pedido e da visita, método utilizado para enviar o pedido para o servidor). Quando visita os nossos websites ou app, podemos recolher automaticamente determinadas informações do seu dispositivo. Tenha em atenção que podemos associar estas informações à sua conta.
b. Outras informações técnicas, por exemplo, como é que o seu dispositivo interagiu com o nosso website ou app (p. ex., as páginas acedidas e ligações clicadas) ou de outras formas.
Utilizamos estas informações, bem como os dados pessoais fornecidos aqui definidos, para analisar o tráfego, fornecer-lhe serviços relacionados com redes sociais, personalizar publicidade, melhorar a qualidade e ajustar as suas pesquisas, para prevenir e detetar fraudes. Iremos partilhá-las (em alguns casos com o seu e-mail com hash ou sem identificação) com terceiros; alguns deles, como fornecedores de pagamentos e instituições financeiras (para efeitos de deteção e prevenção de fraude ou de estorno) podem atuar como responsáveis autónomos pelo tratamento de dados. Caso se registe no nosso website utilizando a conta de uma rede social, ligue a sua conta no nosso website à sua conta da rede social ou utilize as nossas funcionalidades específicas de redes sociais, podemos aceder a informações suas através do fornecedor da rede social de acordo com as políticas desse fornecedor. As informações podem incluir nome, endereço de e-mail, fotografia de perfil, género, lista de amigos e outras informações que nos autorize a receber.
Algumas destas informações podem ser recolhidas utilizando cookies ou tecnologias de rastreamento semelhantes. O tratamento das informações recolhidas através dos nossos cookies baseia-se num fundamento jurídico diferente (p. ex., podem ser necessárias para fornecer os nossos serviços, com base no seu consentimento). Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.
Podemos igualmente tratar chamadas e comunicações online para efeitos de controlo de qualidade, formação do pessoal e litígios. Qualquer informação pessoal sua obtida durante uma comunicação será tratada em conformidade com a nossa Política de Privacidade. Pode igualmente partilhar os seus dados pessoais connosco (p. ex., detalhes de contacto ou de reservas, etc.) para outros fins (p. ex., ao usar um chat, devolução de chamada ou outra funcionalidade de modo a ajudá-lo a utilizar o nosso website, ou com uma reserva futura ou atual, etc.). Tenha em atenção que, ao utilizar uma funcionalidade de terceiros, estes terceiros podem atuar como corresponsáveis pelo tratamento ou como subcontratantes, em conformidade com a sua respetiva política de privacidade.
III. Informações que recolhemos de terceiros. Periodicamente, recolhemos através de meios legais informações pessoais suas através de parceiros de negócio e de outros terceiros independentes (p. ex., informações de contacto como e-mail, dados de compras ou demográficos).
Em determinadas circunstâncias, iremos partilhar os seus dados pessoais com terceiros:
I. Parceiros de viagens (p. ex., a companhia aérea que emite o seu bilhete e/ou opera o seu voo, o hotel que reservou, a empresa de rent-a-car que contratou connosco, etc.). Para lhe podermos prestar os nossos serviços, temos de comunicar os seus dados pessoais aos fornecedores de viagem envolvidos, para que lhe possam fornecer os produtos ou serviços que tiver solicitado, bem como a terceiros a quem seja necessário divulgar os seus dados pessoais para lhe fornecer os serviços solicitados de forma diligente. Estes terceiros irão operar como responsáveis autónomos pelo tratamento de dados. Tenha em atenção que estes parceiros também o poderão contactar se for necessário para lhe pedir informações adicionais, em conformidade com a sua própria política de privacidade.
II. As empresas do nosso grupo podem tratar os seus dados pessoais, como anteriormente mencionado, para fins internos relacionados com a centralização de gestão. Em qualquer caso, irão seguir práticas no mínimo tão restritivas como as práticas descritas nesta Política de Privacidade.
III. Os fornecedores de serviços de terceiros (p. ex., que nos fornecem serviços de TI e alojamento, apoio ao cliente, análises, fornecedores de serviços de pagamento e financeiros para estornos, deteção de fraude, efeitos de prevenção, etc.) tratam os seus dados pessoais em nosso nome e sob orientações nossas para os efeitos supramencionados, atuando como subcontratantes ou como responsáveis autónomos pelo tratamento de dados. Nos casos em que os fornecedores de serviços de terceiros têm acesso a tais dados, apenas recolherão as informações necessárias para executar as suas funções. Não lhes é permitido partilhar ou usar estas informações para qualquer outro tipo de fim.
IV. Parceiros de negócio. Alguns dos serviços do nosso website ou app podem ser parcial ou totalmente prestados pelos nossos parceiros de negócio e alguns dados pessoais por si fornecidos (p. ex., nome, endereço de e-mail, dados de pagamento e outras informações relevantes) serão reencaminhados para o nosso parceiro de negócio para finalizar e gerir o serviço. As informações relevantes podem ser partilhadas, se necessário, com o apoio ao cliente ou para os efeitos acima mencionados. Uma vez que os parceiros de negócio irão operar como responsáveis autónomos pelo tratamento de dados, a sua política de privacidade independente ou uma versão específica da mesma também serão aplicáveis. Poderá encontrar a ligação antes de reservar os serviços.
V. Fornecedores de redes sociais. Quando inicia sessão nas redes sociais, quando clica num botão "Gosto" de uma rede social integrado no nosso website ou app através de plug-ins, ou quando utiliza os serviços de redes sociais para interagir connosco, os dados pessoais podem ser partilhados entre nós e os fornecedores de redes sociais (p. ex., os seus nomes de utilizador, endereço de e-mail, fotos de perfil, contactos, etc.). Uma vez que os fornecedores de redes sociais irão operar como responsáveis autónomos pelo tratamento de dados, a sua política de privacidade independente também será aplicável. Adicionalmente, pode gerir as suas definições de privacidade nas suas contas das redes sociais.
VI. Autoridades competentes. Divulgamos dados pessoais a agentes da autoridade desde que exigido por lei ou estritamente necessário para a prevenção, deteção ou repressão de atos criminosos e fraude ou se formos legalmente obrigados a tal. Poderemos ter de igualmente divulgar dados pessoais às autoridades competentes para proteger e defender os nossos direitos ou propriedades, ou os direitos e propriedades de terceiros.
VII. Outros, com o seu consentimento para a divulgação.
Entre outras medidas (p. ex., protocolos, políticas internas, sensibilização, etc.), podemos reagrupar as principais medidas de proteção que levamos a cabo:
I. Medidas de segurança. Embora nenhum serviço online possa garantir segurança absoluta, implementamos procedimentos razoáveis para proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos seus dados pessoais (p. ex., prevenir o acesso não autorizado ou utilização indevida dos seus dados, implementar restrições técnicas e físicas ao acesso e utilização de dados pessoais, utilizar firewalls, etc.).
Se souber ou se tiver motivos para suspeitar que as credenciais da sua conta foram perdidas, roubadas ou comprometidas de qualquer outro modo ou em caso de qualquer utilização não autorizada real ou suspeita da sua conta, ou em caso de qualquer questão de segurança que considere relevante, contacte-nos clicando aqui .
II. Procedimentos de conservação. Iremos manter os seus dados pessoais enquanto forem necessários para lhe permitir utilizar os nossos serviços, para lhe fornecermos os nossos serviços, para cumprir a legislação aplicável, para resolver litígios com outras partes e para levarmos a cabo o nosso negócio (incluindo para detetar e prevenir fraude ou outras atividades ilegais). Todos os dados pessoais conservados estarão sujeitos a esta Política de Privacidade. Caso tenha alguma questão sobre um período específico de retenção para determinados tipos de dados pessoais seus tratados por nós, contacte-nos.
Por exemplo, se nos fornecer o seu endereço de e-mail de contacto, e se não conseguir concluir a sua reserva, só iremos conservar o seu endereço de e-mail temporariamente e, em qualquer caso, por um período máximo de sete dias para facilitar a sua reserva caso ainda esteja interessado.
III. Transferências internacionais de dados. Os nossos servidores estão localizados na União Europeia. No entanto, para facilitar as nossas operações globais (ou seja, por meio de fornecedores de serviços terceiros), a transmissão de dados pessoais aos destinatários acima descritos pode incluir transferências internacionais de dados pessoais para países cuja legislação sobre proteção de dados não é tão extensa como a dos países dentro da União Europeia. Nestas situações, como pode ser exigido, efetuamos acordos contratuais para assegurar que os seus dados pessoais continuam protegidos de acordo com os padrões europeus.
Queremos que controle a forma como os seus dados pessoais são utilizados por nós. Pode fazê-lo das seguintes formas:
I. Gestão das suas informações Pode aceder e atualizar algumas das suas informações através das definições da sua conta ou através do Apoio ao Cliente.
II. Retificação das suas informações. Tem o direito de nos pedir para corrigir informações pessoais imprecisas ou incompletas suas (e que não consegue atualizar nas definições da sua conta ou através do Apoio ao Cliente).
III. Acesso aos dados. Pode solicitar informações relativamente aos seus dados pessoais e cópias desses dados.
IV. Portabilidade dos dados. Tem igualmente direito a solicitar cópias das suas informações pessoais que nos tenha fornecido num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática sempre que possível tecnicamente.
V. Apagamento dos dados. Pode solicitar que as suas informações pessoais sejam apagadas. Tal poderá não ser possível, uma vez que o tratamento dos dados pode ser necessário para a execução do contrato entre nós e o utilizador, no nosso interesse comercial legítimo (ou seja, prevenção de fraude, reforço da segurança) ou para cumprimento das nossas obrigações legais (ou seja, comunicação legal, obrigações de auditorias). De qualquer forma, iremos apagá-los imediatamente assim que for possível.
Uma vez que protegemos os nossos serviços da destruição e perda acidental ou maliciosa, as cópias residuais das suas informações pessoais podem não ser eliminadas dos nossos sistemas de backup por um período limitado de tempo (no prazo de uma semana).
VI. Objeção e restrição ao tratamento. Pode pedir-nos para não tratarmos as suas informações pessoais para determinados fins específicos (incluindo a definição de perfis), quando este tratamento se baseia no interesse legítimo, como para efeitos de comercialização direta. Caso se oponha a tal tratamento, não poderemos continuar a tratar as suas informações pessoais para estes fins, exceto se provarmos razões legítimas e imperiosas para continuar este tratamento ou se o tratamento for necessário para o exercício ou defesa num processo judicial.
VII. Retirada do consentimento. Se estivermos a tratar as suas informações pessoais com base no seu consentimento, pode retirá-lo a qualquer momento, especificando qual o consentimento que está a retirar. Tenha em atenção que a retirada do seu consentimento não compromete a licitude de qualquer atividade de tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.
De modo a exercer os seus direitos, clique aqui ou envie o seu pedido por correio para a seguinte morada: Proteção de dados – Calle Bailén, 67, 08009 Barcelona, Espanha, União Europeia. No pedido, tem de constar claramente a sua identidade, indicando o nome completo e o endereço de e-mail utilizado para efetuar a compra ou criar a conta e o(s) direito(s) que está a exercer.
Iremos responder-lhe assim que possível no prazo máximo de um mês após receção do seu pedido validado, exceto se necessitarmos de mais tempo para gerir o seu pedido, informando-o de tal.
Tenha em atenção que podemos pedir-lhe para verificar a sua identidade e o pedido antes de tomar qualquer ação relacionada com o seu pedido. Se pretender, pode igualmente contactar a Autoridade Espanhola de Proteção de Dados (https://www.aepd.es/) ou qualquer outra autoridade de controlo aplicável.
O exercício destes direitos é gratuito, a não ser que efetue pedidos excessivos ou injustificados. Neste caso, teremos o direito de lhe cobrar uma taxa razoável com base nos custos administrativos.
Última atualização: junho de 2019.